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DICAS E CUIDADOS

10 dicas para os componentes da bicicleta durarem mais

Dicas úteis para economizar dinheiro e prolongar a vida útil da sua bicicleta

As bicicletas estão sujeitas a muito desgaste devido à exposição às intempéries e ao uso diário. Dessa mameira isso pode resultar em gastos excessivos com a substituição de peças antes do necessário. No entanto, é possível prolongar a vida útil dos componentes da sua bicicleta com pequenas tarefas de manutenção. Independentemente do seu orçamento, as 10 dicas a seguir ajudarão a aumentar a durabilidade da sua bicicleta, sem exigir muito tempo ou esforço, ao mesmo tempo em que contribuirão para pedaladas mais suaves.

1 – Limpeza

Recomendamos limpar a bicicleta pelo menos uma vez por semana, aumentando a frequência em dias de uso intenso ou de chuva.

Não se preocupe, a limpeza da bicicleta não precisa ser uma tarefa demorada. Comece molhando-a com uma mangueira ou balde, limpe a corrente e aplique um desengraxante. Enquanto o produto age, limpe o restante da bicicleta com um limpador específico. Por fim, seque-a e aplique lubrificante na corrente para garantir o funcionamento perfeito.

2 – Corrente

A corrente da sua bicicleta é um componente crítico, e é importante cuidar dela para prolongar a vida útil das coroas e cassete. Manter a corrente limpa é essencial para o bom funcionamento do sistema de transmissão. Use um desengraxante e lubrificante de corrente específicos para obter os melhores resultados, e certifique-se de aplicar o lubrificante adequado para as condições de uso.

Investir em um verificador de corrente é uma boa ideia. Verifique regularmente o desgaste da corrente e, se estiver usando uma corrente de 11, 12 ou 13 velocidades, considere substituí-la quando atingir 0,5% de desgaste. Correntes de 10 velocidades ou menos podem ser substituídas com 0,75% de desgaste.

Deixar a corrente se desgastar demais pode danificar o cassete e as coroas, resultando em custos mais altos. Substituir a corrente a tempo é muito mais econômico do que substituir os três componentes.

3 – Freio

Assim como uma corrente, as pastilhas de freio também se desgastam com o uso. Manter um olhar atento no sistema de frenagem vale a pena. Permitir um desgaste excessivo das pastilhas pode resultar no desgaste prematuro do disco de freio ou da superfície de frenagem da roda. Se estiver usando freios de aro, o desgaste excessivo também pode levar a uma frenagem menos eficaz.

Com relação aos freios de aro, é recomendável remover periodicamente a roda, limpar completamente a superfície de frenagem e remover qualquer sujeira ou detritos das sapatas de freio que possam se acumular e reduzir ainda mais a vida útil das rodas.

Além disso, é importante evitar a contaminação das pastilhas de freio a disco ao limpar a bicicleta. O minímo respingo de qualquer substância oleosa sobre as pastilhas pode resultar em chiados durante a frenagem e redução no desempenho. Esse é um erro fácil de cometer e pode ser caro, pois exige a substituição das pastilhas. Recomenda-se proteger pinças e o rotores ao utilizar produtos que possam contaminar o sistema de freios.

4 – Cabos

A condição dos cabos de câmbio e freio da sua bicicleta é crucial para garantir um desempenho ideal.

A menos que o fabricante recomende o contrário, é aconselhável aplicar ocasionalmente uma gota de lubrificante seco nas áreas expostas dos cabos, como no desviador ou na pinça do freio. Em seguida, é importante trocar as marchas para garantir que o lubrificante se espalhe, proporcionando um funcionamento mais suave das engrenagens. Caso haja desgaste interno, dobras ou rasgos externos, a substituição é a única solução viável.

Embora representem um investimento inicial mais elevado, a troca para cabos de maior qualidade é altamente recomendada, pois costumam ter uma vida útil mais longa e um desempenho mais suave.

Além disso, é essencial substituir regularmente o cabo interno para garantir um desempenho ideal das mudanças. Para quem pedala com frequência, especialmente em condições adversas, considere a substituição anual desse componente é uma prática recomendada.

Se você costuma pedalar em condições difíceis e a bicicleta possui roteamento de cabos externo, os cabos totalmente selados podem ser uma ótima opção. Eles contam com um revestimento contínuo que protege completamente o cabo interno dos elementos externos.

5 – Rolamentos

Muitas peças da sua bicicleta contêm rolamentos que precisam de lubrificação para funcionar de forma eficaz e evitar desgaste prematuro.

Com o tempo, a graxa dos rolamentos se deteriora, deixando os rolamentos secos e propensos a desgaste, à medida que as esferas friccionam diretamente nas pistas dos rolamentos. Por isso, é importante verificar regularmente a condição dos rolamentos e aplicar lubrificação quando necessário.

Os rolamentos inferiores da caixa de direção estão particularmente expostos aos elementos, sujeitos a sujeira e detritos provenientes da roda dianteira. O mesmo acontece com os rolamentos do movimento central no lado oposto a coroa, uma vez que estão mais expostos.

Em alguns casos, é possível remover cuidadosamente a vedação dos rolamentos, limpar a graxa antiga e reaplicar graxa nova.

No caso de bicicletas de montanha com suspensão total, é importante estar atento aos rolamentos do quadro. Investir em rolamentos de maior qualidade pode ser uma decisão inteligente, já que costumam ter uma vida útil maior.

6 – Suspensão

A manutenção da suspensão é essencial para evitar danos causados por sujeira que possa entrar no amortecedor ou garfo. Trocar o fluído e as vedações regularmente é fundamental para garantir o funcionamento perfeito. Negligenciar a manutenção da suspensão pode resultar em custos elevados a curto prazo.

Os componentes do garfo ou amortecedor estão constantemente em movimento durante a pedalada, por isso, é crucial manter os óleos e as vedações limpos e em bom estado. Além disso, é recomendável fazer uma limpeza regular nos pilares da suspensão para evitar qualquer dano.

Os fabricantes de suspensões estabelecem intervalos específicos para a manutenção, portanto, é importante ficar atento a esses prazos.

7 – Fita de guidão

A substituição regular da fita do guiador não apenas garante uma aderência confortável, mas também pode prolongar a vida útil do próprio guidão, especialmente se for feito de metal. Isso se deve ao fato de que o sal do suor pode causar oxidação no alumínio do guidão. Em casos extremos, a corrosão resultante pode até mesmo levar à quebra do próprio guiador.

Ao adotar a prática de substituir regularmente a fita do guiador, você pode inspecionar periodicamente o estado do guidão e prevenir qualquer oxidação. É aconselhável substituir a fita do guiador uma ou duas vezes por ano, sobretudo se você pedala com frequência ou pratica ciclismo indoor.

8 – Pneus

Os pneus podem acumular uma variedade de detritos das estradas ou trilhas, por isso é importante inspecioná-los regularmente para identificar qualquer objeto que possa estar alojado na sua superfície. Caso contrário, há o risco de esses detritos se aprofundarem no pneu, podendo ocasionar rasgos ou furos.

Embora algumas pessoas defendam a inversão dos pneus dianteiros e traseiros para prolongar a sua vida útil, essa prática não é das mais recomendadas. Os pneus desgastam-se em ritmos diferentes, com os traseiros geralmente se desgastando mais rapidamente devido à maior pressão exercida sobre eles. Ao realizar a troca, a aderência dos pneus dianteiros será reduzida, o que é crucial especialmente na dianteira.

Ao comprar pneus, é possível considerar adquirir três unidades em vez de um par, para ter um pneu sobressalente a ser utilizado na traseira quando os atuais se desgastarem, embora sempre haja o fator suspresa.

9 – Pendurar a bike

Se estiver planejando guardar sua bicicleta por um longo período, é recomendável pendurá-la, especialmente se ela estiver equipada com câmaras de ar. Quando a bicicleta fica no chão e os pneus podem esvaziar e as câmaras de ar podem furar com o tempo. Ao ser pendurada, esse processo é mais lento, já que os pneus não ficam em contato direto com o solo. Além disso, é aconselhável manter a bicicleta guardada em um local protegido da intempérie. Deixar a bicicleta ao ar livre pode acelerar a deterioração dos componentes do sistema de transmissão e levar à formação de ferrugem.

10 – Uma bicicleta mais barata

Se tiver recursos e espaço para ter uma segunda bicicleta, considerar investir em uma opção mais acessível para utilizar em condições climáticas adversas pode resultar em economia a longo prazo. Isso ajudará a preservar os componentes mais caros da sua bicicleta principal, além de resultar em custos menores para manutenção e reposição de peças.

Embora não seja uma solução adequada para todos, é uma alternativa que vale a pena ser ponderada por quem pretende pedalar em condições climáticas desfavoráveis.

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Fonte: bikeaospedacos

 

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