A mobilidade elétrica veio para ficar. Numa época em que a sustentabilidade e a eficiência energética são cruciais, a utilização de veículos elétricos tem-se tornado cada vez mais comum.
A mobilidade elétrica veio para ficar. Numa época em que a sustentabilidade e a eficiência energética são cruciais, a utilização de veículos elétricos tem-se tornado cada vez mais comum. Contudo, torna-se importante maximizar a eficiência energética durante o carregamento, tanto para reduzir as despesas no consumo de energia, como para contribuir para um futuro mais sustentável.
Neste artigo, partilhamos cinco dicas da ChargeGuru, especialista em instalar carregadores elétricos, para poupares energia ao carregar o teu carro elétrico.
1. Carregar em casa
Carregar o teu carro em casa é o primeiro passo para poupar no carregamento do teu veículo elétrico.
Segundo a UVE, carregar um carro elétrico para percorrer 100 km na via pública custa em média 7,32 euros. Se, por outro lado, o carregares em casa (com uma tarifa bi-horária) terás um custo de 2,32 euros.
Para além de ser mais barato, com a instalação de um carregador de 7 kW em casa, por exemplo, consegues recuperar em média 40 km de autonomia numa hora, ou seja, numa noite consegues carregar o teu veículo elétrico, no conforto do teu lar e evitando as filas de espera dos pontos de carregamento públicos.
Segundo este estudo da ChargeGuru, os utilizadores de veículos elétricos, em média, carregam 50 kWh por semana, o que corresponde a cerca de 300 km. Certos utilizadores carregam o suficiente para viajar mais de 1.000 km por semana. Em suma, é perfeitamente possível carregar em casa mesmo se percorreres um grande número de quilómetros com o teu veículo elétrico.
2. Escolher o horário mais adequado
Carregar o carro em casa é de facto menos dispendioso, e, caso optes por carregar o carro num horário em que o custo da energia seja menor, terás ainda mais benefícios.
Para tal, deves optar por uma tarifa bi-horária, em que, se o carregares durante as horas de vazio, normalmente durante a noite, o custo por energia consumida será menor e a utilização da energia será mais eficiente. Através da App do carregador, podes agendar o carregamento para que inicie a partir da meia noite, por exemplo, onde o kWh será mais barato.
3. Utilizar um carregador inteligente
Ao optar por utilizar um carregador inteligente, terás a possibilidade de agendar e monitorizar as sessões de carregamento. Por outro lado, estes carregadores permitem otimizar o carregamento, através da funcionalidade de balanceamento de cargas, que modula a energia utilizada para o carregamento, segundo a energia que está a ser utilizada. Esta funcionalidade possibilita uma utilização mais eficiente da energia e evita a sobrecarga da instalação elétrica.
4. Adaptar o estilo de condução
Já conheces o termo “travagem regenerativa”? Este sistema converte a energia cinética em energia elétrica durante a travagem, contribuindo para a melhor eficiência do veículo elétrico e tornando a necessidade de carregamento mais reduzida.
Por outro lado, o teu estilo de condução terá impacto na autonomia do carro elétrico.
Uma condução mais tranquila, com uma velocidade mais controlada, sem utilizar o ar condicionado, requer menos consumo de energia, permitindo manter a autonomia durante mais tempo.
5. Carregar o carro com recurso a energias renováveis
Caso tenhas painéis solares em casa, isto pode ajudar-te a diminuir no consumo de eletricidade, minimizando o impacto ambiental e económico que advém do carregamento do teu veículo elétrico.
Hoje em dia, muitos pontos de carregamento já podem ser integrados com painéis solares, permitindo que o carregamento do veículo elétrico seja efetuado apenas com recurso a energia renovável. Vê aqui como podes carregar o teu carro elétrico com painéis solares.
Fonte greensavers
Comentar