Quem já experimentou a sensação de virar a chave do carro (ou, em modelos mais novos, apertar o botão “start”) e percebeu que o motor não ligou por falta de bateria, sabe o quanto essa situação é desagradável.
As baterias têm uma vida útil que gira, em média, entre 2 e 4 anos. Não são poucas, porém, as vezes em que o uso incorreto de certos equipamentos dos carros acaba antecipando a necessidade de troca do acessório — e gerando custos extras aos proprietários.
Para evitar que você gaste dinheiro antes da hora, o Canaltech preparou uma lista com dicas de como prolongar a vida útil da bateria do seu carro. Elas são bem simples de seguir e vão te ajudar a não ter mais a surpresa de girar a chave (ou apertar o botão de partida) e ficar “no vácuo”.
5. Terminal limpo é primeiro passo
Pode parecer bobagem, mas manter os terminais da bateria do carro sempre limpos é o primeiro passo para prolongar a vida útil desse importante acessório. Isso evita, entre outros problemas, fuga de carga, oxidação, faíscas e até possíveis curtos-circuitos.
A forma mais simples de limpar os terminais é passar, cuidadosamente, uma mistura de água com bicarbonato de sódio nos pólos e, depois, enxugar os pontos por completo. Lembre-se, ANTES de fazer a limpeza, de desconectar os terminais da bateria — primeiro o positivo (+) e depois o negativo (-).
4. Não deixe o carro desligado por períodos longos
Se você pretende ficar um período muito longo sem utilizar o carro, a melhor dica para prolongar a vida útil da bateria é desconectar os terminais. Dessa forma, o processo químico chamado de sulfetação é evitado, assim como a descarga completa da bateria.
Caso você não saiba (ou não queira) desconectar os cabos, a recomendação é que faça o motor funcionar regularmente, mesmo que seja por 10 minutos, e sem movimentar o carro. Isso fará com que a bateria se mantenha funcionando corretamente.
3. Desligue componentes eletrônicos
Uma das dicas mais importantes para prolongar a vida útil da bateria do carro é, também, a que mais as pessoas se esquecem de fazer: desligar tudo o que for possível antes de, efetivamente, ligar o carro.
A bateria é muito exigida todas as vezes em que damos a partida, portanto, se faróis, central multimídia (ou um simples rádio) e ar-condicionado não estiverem desligados nesse momento, causarão sobrecarga na bateria e certamente diminuirão a vida útil do acessório.
2. Carro desligado? Som desligado
Essa dica pode até ser similar a anterior, mas não é igual. Uma das maneiras mais comuns de diminuir a vida útil da bateria é ficar sentado no carro, com ele desligado, mas curtindo um som enquanto espera para dar a partida no motor ou, simplesmente, por outra pessoa.
O uso do rádio com o carro desligado já não é mais possível em alguns modelos, mas, em outros, segue ativo, e isso consome muita bateria. Há, também, que ter atenção com outros acessórios, como alarmes e rastreadores, que também estão sempre ativos e puxando um pouco da bateria. Usar acessórios originais é uma boa forma de garantir uma maior vida útil ao conjunto de itens.
1. Verifique a amperagem da bateria
Os carros estão cada vez mais modernos e cheios de itens eletrônicos, como partida no botão, central multimídia, bancos elétricos. Tudo isso exige mais atuação da bateria e, portanto, é preciso ficar atento à amperagem do acessório.
Em modelos de carros mais básicos, sem tantos itens eletrônicos, uma bateria de 45 a 60 Ah (amperes) costuma dar conta do recado, mas, quanto mais tecnologia, maior a amperagem necessária.
Verifique no manual qual é a ideal quando, eventualmente, precisar fazer a troca, e aproveite nossas dicas para que a vida útil da bateria do seu carro seja sempre a maior e melhor possível, combinado?
Fonte: canaltech
Comentar