No Brasil, a baliza é um dos requisitos obrigatórios para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Saiba como executar com precisão a baliza
O estacionamento em paralelo, popularmente conhecido como baliza, nada mais é que uma manobra executada para estacionar um veículo alinhado a outros carros estacionados.
No Brasil, a baliza é um dos requisitos obrigatórios durante a prova prática da autoescola para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, uma manobra que aparentemente parece ser simples de ser realizada, para muitos motoristas pode ser uma tarefa difícil, especialmente para os iniciantes.
No entanto, com a prática e seguindo algumas dicas, você pode tornar esse processo mais eficaz e seguro. Confira a seguir 3 passos para fazer a baliza com precisão:
1. Posicione o carro
O primeiro passo para iniciar uma baliza é indicar a sua intenção de fazer a manobra. Para isso, lembre-se de acionar a seta para o lado do espaço onde você vai estacionar.
Depois de fazer isso, alinhe o espelho retrovisor do seu carro paralelamente ao espelho retrovisor do veículo à frente de onde deseja estacionar.
Antes do próximo movimento, esteja atento aos arredores para garantir que não há pedestres, ciclistas ou outros veículos se aproximando.
2. Gire o volante
Após iniciar a manobra, o próximo passo é engatar a ré e mover lentamente o veículo até que a traseira do carro que está estacionado ao lado esteja alinhada com o banco do motorista.
Tem dúvida sobre para que lado virar o volante na baliza? Para isso, basta girar o volante completamente para o lado da vaga. Ou seja, ao estacionar o carro em uma vaga do lado esquerdo da via, gire o volante para a esquerda. Se estiver para a direita, gire o volante para a direita.
Ainda com a ré acionada, depois que o volante estiver direcionado para o lado da vaga, mova o carro até ver os faróis do veículo estacionado atrás da sua vaga no retrovisor, vire todo o volante para o sentido contrário e deixe o carro entrar na vaga em marcha ré.
3. Finalize a baliza
Uma vez que o carro esteja bem-posicionado, alinhe as rodas e mova o carro para frente ou para trás, conforme necessário, para garantir que ele esteja a uma distância segura dos outros veículos e da calçada.
Ainda ficou com dúvida de como fazer uma baliza de carro? Compartilhe nos comentários!
Fonte: portaldotransito
Comentar