Os buracos das nossas ruas podem causar esse tipo de dano. Veja a importância do reparo para não ter outros problemas
Ter a roda do carro amassada, muitas vezes, é um problema ao qual o motorista não dá devida importância, até porque é uma consequência muitas vezes comum devido às condições das nossas ruas e boa parte das estradas: cheias de buracos e imperfeições.
No entanto, como tantos outros componentes do veículo, a roda é um item que necessita de cuidados. Dirigir com a roda (ou até mais de uma) do carro amassada pode trazer outros problemas para o veículo, e até comprometer a segurança.
Por isso, é importante o motorista sempre estar atento. Caso perceba que pegou um buraco maior, por exemplo, ou se for verificado um desgaste excessivo dos pneus, o correto é partir para uma avaliação.
A ação também pode prejudicar o balanceamento do conjunto e inclusive gerar desconforto para o motorista, com o aumento da vibração durante a aceleração.
O gerente de assistência técnica da Continental Pneus, Rafael Astolfi, explica que outro indicativo de roda amassada é a perda de calotas. “Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o desgaste dos pneus. Outro problema comum é a perda das calotas, uma vez que estas não se fixam adequadamente às rodas amassadas.”
A avaliação é indicada porque nem sempre o amassado está visível, e os problemas em longo prazo serão maiores.
Roda do carro amassada, o que fazer?
A avaliação é necessária, pois irá identificar se há ou não a presença do amassado na roda, e quais serão as providências que devem ser tomadas.
Importante ressaltar que a checagem deve ser feita por um profissional, afinal, ele irá verificar se há a necessidade de troca. Por vezes, o reparo na peça já resolve.
Astolfi comenta que em boa parte dos casos o processo é bem simples, “é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno.”
Porém, o especialista lembra que existem casos mais extremos, em que a roda pode estar bastante amassada e gerar uma sensível vibração devido ao desbalanceamento do conjunto roda-pneu, o que pode inclusive contribuir para o desgaste de outros componentes do veículo, como a suspensão.
Os dois são necessários para que os pneus se mantenham alinhados, algo que promoverá o desgaste de forma padronizada dos componentes.
Além disso, os ajustes farão com que não aconteçam trepidações e vibrações durante a condução do veículo. Dessa forma, toda a vida útil do sistema será prolongada, bem como a segurança estará reforçada.
“Por vezes, a roda pode estar tão danificada que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente,” lembra Astolfi. “Este quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, e pode inclusive chegar a danificá-lo de forma irreversível.”
O processo de avaliação e reparo da roda amassada, deve averiguar se o defeito não ocasionou outros problemas, como os citados por Rafael, que causem danos à suspensão ou o desgaste dos pneus.
Se esse for o caso, o reparo também deverá ser feito nos componentes que foram afetados. No caso de pneus desgastados, a substituição deverá ser realizada.
Pode haver trincas
Por fim, o especialista reforça que em determinados casos, o reparo não será eficaz, e que a substituição deverá ser feita, como em situações em que surgem trincas, que podem aparecer após o surgimento de vários amassados.
“É também importante verificar se há a presença de trincas na roda. Se é amassada e desamassada muitas vezes, o aço tende a encruar, ficando mais suscetível ao surgimento de trincas. Caso a roda chegue a trincar, é recomendável a sua substituição.”
Ao final do reparo, seja na própria roda que estava amassada, ou após a substituição, lembre-se de realizar o alinhamento e balanceamento do conjunto.
Fonte: webmotors
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